Saúde

8 de setembro de 2008
Tags: , , , , , , , , ,

Escrevo dopada de sono. Portanto, desconsiderem erros gramaticais por aqui hoje, a coisa está feia. Acontece que estou há três dias tomando Talerc D, remédio para combater minha rinite alérgica, aquela, responsável pelo inchaço de minhas amígdalas. A questão é que um dos componentes da fórmula é a pseudoefedrina, que, por acaso, pode provocar insônia, ansiedade, taquicardia e outros distúrbios. Sendo eu propensa à ansiedade e à depressão, o médico jamais poderia ter me receitado isso. Porque, obviamente, depois de tomar o comprimido, meu coração bate mais forte que a bateria do Salgueiro, não consigo dormir direito e fico à beira de um ataque de nervos. Quando o efeito passa, quase morro de sono, já que não descanso durante a noite.

O pior nisso tudo é sequer ficar surpresa com este tipo de erro. Antigamente, ter convênio médico era sinônimo de ser bem atendido, em hospitais bem localizados e de primeira qualidade. Hoje, só significa que você vai pagar para passar nervoso e esperar um pouco menos que no sistema público.

Há pouco tempo, fui ao São Camilo da Pompéia com dor de garganta. Mal entrei na sala, o médico olhou rapidamente para minhas amígdalas e me passou três dias de antibiótico e anti-inflamatório.Tudo perfeito, só que a dor não passou. Cinco dias depois, fui ao Santa Isabel, parte particular da Santa Casa de Misericórdia. Não consegui ser atendida. Fiquei uma hora na espera e, depois deste período, consegui saber que ainda era a quinta na fila de atendimento. O que, com dois médicos no pronto-socorro, significaria pelo menos mais quarenta minutos ali. Revoltada, fiz o rapaz antipático da recepção cancelar minha ficha em minha frente – para que não cobrassem isso de meu convênio injustamente – e saí revoltada. Pronto-socorro coisa nenhuma. Demorado-socorro!

Por fim, fui a uma clínica especializada, como já contei aqui. O chá de cadeira foi menor, o médico até foi bom, mas quando comecei a passar mal com ansiedade, me veio mais uma vez a pergunta: será que todos os lugares do mundo só me vêem como um número? Se com os altos custos do plano que tenho e que o santo do chefe do meu pai paga sou mal atendida, como estará a situação para quem não pode fazê-lo? Que médicos são esses que aceitam trabalhar em regime mecanicista e se permitem errar sem medir conseqüências? O que teria acontecido se eu fosse hipertensa e tivesse tomado o mesmo medicamento?

Fica a tristeza da constatação: saúde no Brasil, só para quem pode pagar médico particular.

Entry Filed under: Diário

3 Comments Add your own

  • 1. Mariana  |  20 de setembro de 2008 às 14:26

    o otorrino tbm me passou esse remédio pra ver se dá jeito na minha tosse crônica/ alergia/ rinite/ inflamção/ doença misteriosa que nenhum médico dá nome.

    em mim ele tá provocando irritação, insônia e boca seca! parece que eu estou com uma tpm elevada à milésima potência!

    (inclusive, achei seu blog jogando o nome do remédio no google, pra saber se essa irritação toda não era coisa da minha cabeça. “bom” saber que não é só comigo.)

  • 2. Q  |  25 de dezembro de 2008 às 22:10

    Poxa, parece que ele esta tendo um efeito reverso em mim. To dormindo loucamente, não importa a hora, só encostar que eu durmo. ><

  • 3. Maria Fde Oliveira  |  17 de fevereiro de 2014 às 09:10

    concordo com vcs. Saúde no Brasil só nos dicionários.Ia usar esse medicamento, mas agora nem pensar!!!!!!Grata a vcs,corajosas de postar tais constatações!Maria F.de Oliveira?SP


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

setembro 2008
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts

 
